top of page
  • Foto do escritorJose Amorim de Andrade

Iodosorb creme

Durante muitos anos – eu diria, décadas – são usados produtos à base de Iodo para limpeza, assepsia e antissepsia da pele. Nos centros cirúrgicos o álcool iodado e o Povidine – nas versões alcoólica e degermante – ainda fazem parte da rotina de preparo das mãos da equipe cirúrgica e do campo operatório em muitos centros cirúrgicos. É um problema quando pacientes informam alergia ao Iodo em serviços que não dispõem de outras alternativas.

Nesse tempo de PANDEMIA que estamos vivendo, o Iodo adquire “estatus” de relevância como antisséptico oral contra a SARS-CoV-2 (Síndrome Respiratória Aguda Severa Coronavirus 2). Por enquanto a possibilidade de bochechos com iodo-povidona para inativação do COVID-2 ainda está na fase “in vitro”. Quem deseja satisfazer à curiosidade pode ler AQUI. Pois bem, o Iodo para uso tópico vem se impondo como alternativa contra a infecção no tratamento das feridas crônicas. Concentrações apropriadas contornam o velho problema da toxicidade celular dos produtos convencionais baseados em Iodo.

Comentaremos um pouco de nossa experiência com o IODOSORB da empresa Smith&Nephew. Informamos que não temos qualquer conflito de interesse relacionado ao produto. Trata-se de uma pomada formada por micro grânulos de amido – quimicamente, um cadexómero – acrescida de iodo a 0,9%. Enquanto o composto de amido atua como absorvente do exsudato, o iodo vai sendo gradualmente liberado para o ambiente da ferida e exercendo suas atividades bactericidas e bacteriostáticas.


Aspecto por ocasião da colocação do IODOSORB sobre leito infectado.


Podemos observar o aspecto gelificado do IODOSORB após 48 horas. É possível ver ainda, por transparência, sinais de infecção ainda ativa no leito.


O aspecto após uma semana de aplicação do IODOSORB. Por sob a cobertura não aderente o leito se mostra livre de infecção visível e com boa granulação.

Em nossa experiência estamos bem impressionados com a eficiência do produto no combate à infecção tópica. Uma de suas vantagens é que pode ser aplicado sob terapia compressiva tais como Bandagens de UNNA. Para nós isto é muito importante pois a grande maioria dos pacientes necessitam de terapia compressiva para combate ao edema e ao exsudato.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES 

Sugestão de leitura:

  1. Cadexomer iodine provides superior efficacy against bacterial wound biofilms in vitro and in vivo -Autores: Daniel J. Fitzgerald PhD,Paul J. Renick MS,Emma C. Forrest BS,Shannon P. Tetens BS,David N. Earnest BS,Jillian McMillan BS,Brett M. Kiedaisch MS,Lei Shi PhD,Eric D. Roche PhD

#alcooliodado #povidine #iodosorb #smithampnephew #iodo

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook ícone social
bottom of page